Produtor rural é baleado e idosa de 80 anos é feita refém em área de conflitos agrários no sul da Bahia
08/10/2025
(Foto: Reprodução) Fazendeiro baleado em conflito de terras em Itabela segue internado
Um produtor rural foi baleado e uma idosa de 80 anos foi mantida refém, na madrugada de terça-feira (7), em uma fazenda localizada na região de Monte Pascoal, zona rural de Itabela, no sul da Bahia.
Segundo a Polícia Militar, os agentes foram acionados por volta das 6h30 após denúncias de que um grupo armado havia invadido a Fazenda Seis Irmãos, na comunidade Santo Antônio do Limoeiro, a cerca de 25 quilômetros de Monte Pascoal. A fazenda fica em uma região de conflitos por terras.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o proprietário da fazenda, José Wilham Pancieri, de 43 anos, ferido por um disparo de arma de fogo na região do abdômen. Ele ficou internado na quarta-feira (8), mas passou por cirurgia e recebeu alta médica na quinta-feira (9).
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Ainda conforme a PM, o homem relatou que cerca de 15 indígenas participaram da ação e mantiveram sua mãe, Maria Lourdes Bortali Pancieri, de 80 anos, em cárcere privado. A idosa, que tem problemas cardíacos, foi libertada após negociação com os policiais.
José Wilham foi socorrido e levado inicialmente ao Hospital Frei Ricardo, em Itabela, e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por cirurgia. Segundo o irmão da vítima, Wagner Pancieri, o projétil teria ficado alojado entre o rim e a coluna.
Durante a invasão, os indígenas também teriam destruído câmeras de segurança e levado celulares das vítimas. De acordo com familiares, além da Fazenda Seis Irmãos, outras quatro propriedades pequenas da mesma família e uma vizinha também foram tomadas, e os moradores expulsos.
O presidente da Associação de Agronegócio do Extremo Sul (Agronex), Mateus Bonfim, afirmou que a situação ocorreu fora da área atualmente reivindicada para demarcação indígena.
“Um grupo encapuzado cercou a casa, atirou para expulsar a família e manteve uma idosa refém. No momento havia um bebê de dois anos na residência”, disse.
A Força Nacional de Segurança Pública foi acionada e enviou equipes para a região. O delegado Leandro Leite, responsável pelo efetivo da Força Nacional em Porto Seguro, confirmou a presença de indígenas na ação e informou que o grupo permanece no local.
Conforme informações da TV Santa Cruz, dois indígenas foram presos no momento da ação policial, mas foram soltos após prestar depoimentos. Cerca de 20 famílias do grupo indígena voltaram ao território da fazenda após o ocorrido e negaram ter atirado contra o fazendeiro.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) comunicou que acompanha a situação desde o ocorrido e que a Coordenação Regional Sul da Bahia irá se manifestar oficialmente após receber o relatório circunstanciado dos órgãos de segurança.
A Polícia Federal também foi acionada e informou que está em fase inicial de apuração dos fatos.
LEIA TAMBÉM:
'Terras em Guerra': assista aos cinco episódios da série sobre os conflitos entre indígenas e produtores rurais da Bahia
MPF cobra resposta do Governo Federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
Onze pessoas são presas durante operação policial em área de disputa entre indígenas e fazendeiros na Bahia
Fazendeiro é baleado em área de conflitos agrários no sul da Bahia
Reprodução/TV Santa Cruz
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻